terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Sem ele isto seria muito mais chato!


Santana tem qualquer coisa de resistente em si próprio, sobre ele sinceramente já não sei que diga, a verdade é que quem nunca fez outra coisa na vida a não ser político, o que resulta nisto, eternamente em torno de um cargo qualquer que sempre quis, nunca entendendo eu se é mesmo aquilo que ele quer ou se é mais uma qualquer rampa de lançamento para mais um acrobático voo político do nosso Menino Guerreiro.
Entender a escolha de Ferreira Leite para a Câmara de Lisboa é ainda mais difícil, ou se calhar não será dado a espécie de partido que é o PSD, em que entre os que adoraram este regresso de Santana e aqueles que fizeram o sue momento de birra, caso de Pacheco Pereira, Santana está aí de volta. Tudo isto continuaria a ser um capítulo risível da política portuguesa se Santana não tivesse realmente a possibilidade de lá chegar e reganhar a Câmara. A esquerda está ela própria feita em mil pedaços em Lisboa, entre Costa, Ruben de Carvalho e Roseta, que com ou sem Bloco, é praticamente garantido que avança. Apesar da intricada herança que deixou, Santana em campanhas autárquicas é suficientemente habilidoso para derrotar António Costa, que sinceramente não sei se consegue agrupar o voto útil em seu redor.
Interessante torna-se analisar o cenário de vitória de Santana, desde logo pensando no que acontecerá a António Costa. Até agora é sem dúvida o herdeiro natural de Sócrates, mas mão deixa de ser interessante pensar no seu futuro político se a perda de Lisboa se tornar uma pedra no sue sapato. Por sua vez se Costa ganhar que será feito de Santana? ao parlamento não voltará, visto que não poderá integrar as listas, como vereador não terá feitio para tal. Assim a derrota de Santana pode ser definitivamente o caminho aberto para Passos Coelho centrar a alternativa em si e mais afirmativamente trilhar o sue caminho e aparecer depois das legislativas de 2009.
A Câmara de Lisboa é o verdadeiro teste, para a esquerda que tem a prova de mostrar se consegue agregar ou não, para Costa que joga um importante desafio, e para o futuro do PSD que por Lisboa também passará. Cá estaremos para ver! E Já agora alguém lembre a Santana que a Câmara está falida, que não se esqueça disso se para lá voltar.


Sem comentários: