sexta-feira, 25 de setembro de 2009

A campanha dos momentos vazios

E pronto está acabar o choque de episódios mais ou menos estranhos, uns mais irrelevantes que outros, da campanha que flutuou entre os comícios do PS meticulosamente preparados não para os que lá estão, mas para os que de casa vêem, das arruadas de jotas aos berros, da Ferreira Leite não habituada a esta coisa das arruadas em que se o esclarecimento fosse feito ao encontrão, os portugueses estariam mais esclarecidos do que nunca. Mas a campanha foi o sucedâneo que começou com Moura Guedes corrida da TVI (quem já se lembra disto?), passámos para o debate em que de peito aberto tentavam mostrar quem era o mais português de todos, num debate sobre Pseudo-patriotismo como se tivéssemos acabado de dobrar 1640, prosseguimos com do momento do quem escuta quem ou dos PPR´s de Louçã (na absoluta não notícia com que o Expresso conseguiu fazer uma primeira página). E no meio disto tudo pouco mais sobrou, para quem queria mesmo clarificar o voto, a campanha morreu no dia do debate entre Sócrates e Ferreira Leite. A confusão de casos, de episódios e de fricções foi de tal forma que política, ideais e projectos, sobretudo no centrão, ficaram arrumados para canto e não mais discutidas.
E um dia ainda me vão explicar essa coisa da arruada com megafones, bandeiras gigantes, multidões suadas a amontoar-se, acenos enviados para as próprias comitivas e intrusos rapidamente seriados para não incomodarem os respeitáveis candidatos. Já sei muitos acham que quem diz isto não gosta de contacto com o povo, mas também um dia me hão de explicar que tipo de conversa minimamente inteligente ou esclarecimento nasce ali. Mas o objectivo também não é esse, porque a força dos partidos parece que ainda se mede ao tamanho do rebanho que o líder leva atrás.
Mas esquecendo as últimas duas semanas, a pré-campanha, os comentários, os programas escrutinados e sobretudo a memória dos últimos anos fazem que quem quer fazer uma decisão consciente fá-la. Pode não haver soluções perfeitas, certamente, mas como Churchill dizia “a democracia é o pior sistema de todos, exceptuando todos os outros”. A verdade é que a democracia portuguesa também produziu o duo que mostra bem aquilo a que os maiores partidos chegaram. De um lado o Sócrates do PS de esquerda híbrida, muito híbrida, demasiado para 4 anos de um discurso formatado aos ventos que sopravam e às circunstância e muito pouco formatado a valores, a verdadeiras ideologias que na mente socrática são sempre o lado menor de fazer política, são sempre mostradas em versão Português Suave para nada nem ninguém afrontar e em si juntar todos os votos até ao último. Quando é preciso os funcionários públicos são esses “privilegiados”, quando a trajectória muda o Estado Social é um valor máximo. Do outro Ferreira Leite, a prova que o PSD, ao contrário do país, não mudou o ciclo, não virou a página do cavaquismo, e quis ter uma líder com postura séria num partido que não o consegue ser, quis ser sintético e acabou por nada de programático produzir.
Só resta votar, domingos contam-se os resultados!

Sem comentários: