terça-feira, 7 de outubro de 2008

À procura da culpa

Casa deixada pelo não pagamento da hipoteca, Cleveland


Hoje foi ouvido no Capitólio americano o antigo CEO da Lehman Brothers, alguém que levou para casa, durante os anos em que dirigiu o agora falido banco mais de 250 milhões de euros entre prémios e bónus para um banco que caiu como um baralho de cartas, engolido por um mercado que o engoliu perante as suas dificuldades financeiras.
Hoje na reunião do ECOFIN, a União Europeia propôs a responsabilização dos gestores pela actual situação do mercado financeiro mundial, mas culpas e responsabilidades há-as bastante para distribuir. Culpa das administrações destas empresas, sem qualquer dúvida, fazendo-se arrastar numa espiral em quem que agora por muitos milhares de milhões que se injectem no sistema e se prometam nada parece suficiente para fazer os mercados recuperar ou reganharem a confiança e evitar dias negros como o de hoje. Culpa dos reguladores e daqueles que deveriam rever as contas destas instituições e que passivamente foram aceitando indefinidamente uma suposta normalidade que não existia e que se tornou incontrolável.
E depois aqueles que vivem nesta enorme bolha de crédito sem fim, as pessoas que se endividaram sem fim, com taxas de poupança irrisórias. Serão estas pessoas culpadas? Será impossível, ou quanto muito difícil culpar milhares de famílias que agora se vêem obrigadas a deixar casas para trás, provavelmente serão as menos culpadas, viviam naquilo que as instituições financeiras as fizeram acreditar, num mundo sem fim de financiamento que fez cair o mercado na irrealidade. Agora sobram milhares de hipotecas impagáveis, muitas delas superiores ao real valor das habitações num mercado que demora a recuperar depois de tantos erros.

Sem comentários: