A greve dos camionistas deixa destapada e bem a claro a dependência portuguesa do transporte rodoviário de mercadorias. E Porquê? Talvez porque nos últimos 20 anos fizemos auto-estradas, IP´s, IC´s em todo e o canto que houvesse como se não houvesse outro sítio onde investir, estamos hoje melhor ligados por estrada, mas o transporte ferroviário e todas as outras alternativas que poderiam existir foram deixadas no fundo da gaveta, o equilíbrio os vários tipos de transporte jamais foi alcançado e os caminhos de ferro apodreceram tornando-se o parente pobre do cavaquismo do betão.
Agora em plena crise petrolífera que não estará resolvida amanhã e num momento em que convém pensar na variedade dos nossos transportes, seria bom pararmos para pensar duas vezes antes de avançarmos para não sei quantos pacotes de investimento em auto-estradas ou para as famosas plataformas logísticas. Para que amanhã as dependências e as crises não voltem aos moldes em que se desenham hoje.
Agora em plena crise petrolífera que não estará resolvida amanhã e num momento em que convém pensar na variedade dos nossos transportes, seria bom pararmos para pensar duas vezes antes de avançarmos para não sei quantos pacotes de investimento em auto-estradas ou para as famosas plataformas logísticas. Para que amanhã as dependências e as crises não voltem aos moldes em que se desenham hoje.
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