segunda-feira, 21 de abril de 2008

Diário da crise

Ventos de crise não faltaram hoje, de todo o lado as notícias foram tudo menos entusiasmantes:

1. Banco de Inglaterra anunciou que vai atribuir singelos 60 mil milhões de euros, o objectivo é refinanciar a banca que tem perdido e muito com a crise do mercado imobiliário. O plano passa pela troca de hipotecas imobiliárias dos bancos por obrigações do Estado. É sempre fascinante ver como nestes momentos o discurso do santo mercado se evapora e o Estado mostra que não é um mero apêndice da economia.

2. A Banca Mundial admitiu que em 2007 só devido à crise do mercado hipotecário perdeu 288 milhões de euros

3. FMI reviu em baixo todas as perspectivas de crescimento económico tanto para os EUA como para a Europa

4. Hoje ligando a televisão na CNN a notícia de abertura tinha como título “Crise Alimentar Mundial”, de facto nos últimos dias todos os bens essenciais, em especial os cereais e arroz têm batido preços record que prometem afundar ainda mais na pobreza aquele que estão à tona de água da sobrevivência

5. O petróleo atingiu hoje novo máximo a terminar a sessão nos 117,60 dólares, sendo que o nosso sempre amado presidente Iraniano Ahmadinejad aproveitou o fim-de-semana para informar que considera que o preço do barril do petróleo ainda está excessivamente baixo.

Uma segunda-feira cheia noticias optimistas para começar a semana!

1 comentário:

Anónimo disse...

O pretóleo hoje voltou a subir.mas esta questão é uma falsa questão. Não motivo para subir os combustíveis porque nós compramos em dólares e como o euro está muito forte relativamente ao dólar isso faz com que esse valor particamente se anule.
Não há ninguém que veja isso?
Um anónimo conhecido de Leiri