domingo, 27 de janeiro de 2008

Auwschwitz,passaram 63 anos (citações)

“Estava perante um morto vivo. Por detrás dele percebi dezenas de outros fantasmas. Ossos móveis unidos por uma pele seca e envelhecida. O ar era irrespirável, uma mistura de carne queimada e excrementos. Não sabia onde me encontrava. Um companheiro disse-me que estávamos em Auschwitz“
Iakov Vicenko, o primeiro soldado soviético a entrar
no Campo de concentração de Auschwitz.

“Nunca mais esquecerás esta noite,
A primeira noite no campo,
Que fez da minha vida uma noite longa
E sete vezes aferrolhada

Nunca mais esquecerei aquele fumo

Nunca mais esquecerei as pequeninas caras de crianças cujos corpos tinha visto transformar em espirais
Sob um azul mundo

Nunca mais esquecerei estas chamas
Que consumiram para sempre a minha Fé

Nunca mais esquecerei este silêncio nocturno
Que me privou, para a eternidade,
Do desejo de viver

Nunca mais esquecerei esses momentos que assassinaram o meu Deus
E a minha alma
E os meus sonhos,
Que tomaram a aparência de deserto.

Nunca mais esquecerei isto, mesmo que tenha sido condenado a viver
Tanto tempo quanto o próprio Deus
Nunca Mais”

Elie Wiesel, na obra A Noite,
Descrevendo a sua prmeira noite em Auschwitz

Sem comentários: