sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Pequenino, Barato e Vendável


Depois da moda das viagens de avião na sua versão low-cost, agora chegam os carros com os seus preços super-light. A Renault prepara-se para lançar um carro incrivelmente barato e a Tata, uma marca de automóveis indiana, apresentou há dias o seu nano (nome estranhamente igual ao do ipod), um carro que custa a singela quantia de 1700€. E a quem é que interessam estes carros? Há de facto um gigantesco mercado para estes pequenos bólides. Nas chamadas potências emergentes, para além da economia, e com ela, emerge uma classe média que durante décadas andou de bicicleta ou de lambreta e que agora com dinheiro fresco e recente nos bolsos sonha em poder comprar o seu primeiro automóvel. Tudo isto soa bem, é bom saber que os países crescem e o bem-estar das suas populações aumenta, mas soaria muito melhor se não estivéssemos a braços com um grave problema ambiental. Expandir o mercado automóvel significa aumentar as amissões de Co2a níveis altíssimos, de tal forma que o responsável da OUN pelo ambiente já confessou que não dormirá descansado se este cenário se confirmar. Mas para toda esta frota de automóveis andar é necessário petróleo, que está caro e que inevitavelmente mais caro irá ficar. Ontem vi uma perspectiva que em 2020 o petróleo chegará ao pequeno valor de $300, pode parecer uma loucura mas pode ser também uma realidade próxima!

Artigo da CNN sobre o novo Tata Nano

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