segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

É acima de tudo jornalismo

Nos últimos dias tem se levantado alguma polémica acerca da legitimidade ou não do Público em trazer para as manchetes revelações sobre o passado de Sócrates. Não só acho que tal é legítimo, como acho que tudo o que se tem revelado constituiu conteúdo jornalístico. Não sei, e é me completamente indiferente, se o Público tem ou não tem um objectivo em denegrir a imagem do primeiro-ministro ou se o José António Cerejo, que tem feito as reportagens, como já ouvi, tem uma tara especial por estas histórias; o facto é que para mim é relevante saber o passado público do primeiro-ministro. Por muito que se crie um falso pudor de que tal não interessa para avaliar o primeiro-ministro, o facto é que acima de tudo esta é uma questão de avaliação de carácter político, e tal não só interessa como é relevante para conhecer o primeiro-ministro.
Se estivéssemos num país como os Estados Unidos já saberíamos de alto a baixo a vida e o passado de Sócrates, a mim não me interessa nada saber da sua vida privada , só a ele essa esfera da sua vida pertence, quanto à sua actividade pública é importante saber se em todos os momentos Sócrates foi idóneo, pois também assim poderemos aferir a moralidade do primeiro-ministro no cargo que ocupa.

Sem comentários: