sexta-feira, 14 de março de 2008

Com o guião bem estudado!


Depois de uma semana carregada de manifestações de professores ou de declarações infelizes de Santos Silva Sócrates precisava de se mostrar, mas de forma diferente, num formato que lhe aliviasse a imagem. Aqui está a resposta aos dias pesados da última semana, Sócrates o homem que abre as portas de casa, que cita Cesário e que tem uma paixão acalentada por filósofos espanhóis. Tudo foi bem medido, Sócrates usou uma voz cândida, num tom baixo, calmo, pausado, longe da postura do "animal feroz" que vai ao parlamento. O PS adorou ver Sócrates nesta "sua faceta" de homem simpático e afável, José Lelo dizia esta manhã aos microfones da Antena 1 que "apesar da gravata unicolor a vida de Sócrates é multicolor", com apoiantes que dizem estas frases que mais pode querer Sócrates? A meio da entrevista o grande momento em que perguntam ao primeiro-ministro a sua maior qualidade ao que responde com ar orgulhoso e sorriso rasgado: "sou um homem generoso", seguindo-se uma postura desconfortável por ser ele a falar das suas qualidades e defeitos.
Mas não há encenação que não tenha o seu pequeno deslize, nesta foto bem apanhada pelo Zero Conduta o relógio do café onde Sócrates toma o pequeno-almoço marca 11:00 da manhã. Acreditando que o nosso primeiro-ministro não é preguiçoso nem começa o seu dia esta hora, o que seria estranho para alguém que bramiu tanto nos últimos anos contra os "privilegiados", ficamos com a sensação que os dois café matinais de Sócrates foram um bela teatrada para a câmara filmar.
Se de facto tudo isto não passou de um show a SIC torna-se conivente na montagem de uma ideia falsa que Sócrates queria transmitir. Será aceitável que quem montou a reportagem juntamente com o primeiro-ministro criem este espectáculo para grande consumo? Se isto é informação, então não passa de má informação!

Sem comentários: