quinta-feira, 20 de março de 2008

Que pensar de tudo isto?




Não há dúvida que é perturbador ver as imagens que hoje foram descobertas no You Tube em que uma professora de uma escola portuense mais do que por uma aluna é afrontada por toda uma turma que filma alegremente toda esta cena.
Mas este vídeo deverá servir para tirarmos duas conclusões importantes para compreender muito do que se passa hoje na escola. Em primeiro lugar há um problema de disciplina importante a ultrapassar, e com isto não digo que os alunos andem todos ao murro e à estalada dentro da sala de aula, e este caso que hoje veio a público deve ser encarado como um acto grave e até certo ponto extremo, pelo qual muitos professores, felizmente, não passaram. Mas o problema da disciplina nas salas de aula não se limita a estes casos de violência, a indisciplina passa hoje sobretudo pela desatenção constate de muitos alunos, da falta de interesse total que acaba por gerar contínuas perturbações da aula, numa atitude desrespeito não só para com o professor, mas para com os restantes colegas. Para fazer face a estes comportamentos é de facto necessário disciplina, e não há de ter medo da palavra, ela não representa automaticamente saudosismo do velho professor da instrução primária que gostava de se impor à reguada. Aliás este foi um dos grandes erros, passamos de um extremo a outro, caindo no conceito que o aluno é sempre a vítima, o eterno bom selvagem, criando aquela falsa ilusão que por muitas asneiras que faça o aluno é sempre um protegido. Não houve a capacidade de entender que a disciplina é necessária, uma vantagem para professor e aluno tornarem as aulas produtivas, mais do que disciplina a base deve ser um respeito mútuo, uma consideração entre professores e alunos, e neste caso manifesto a falta de consideração pela professora é mais do que evidente.
Mas este caso mostra algo mais profundo e complexo. À escola cabe ensinar, transmitir conhecimentos, também passar valores, mas há hábitos de comportamento e de postura mínimos e indispensáveis que num 8º, 9º ou 10 º ano espera-se que estejam consolidados, e esses hábitos têm que ser trazidos e transmitidos essencialmente pelos pais, aliás é a eles que cabe esta função. A verdade é que à demissão dos pais tentou-se passar estas responsabilidades para a escola. Começou a olhar-se para os estabelecimentos de ensino como a fonte de resolução de muitos dos problemas educacionais, e não só, dos seus alunos. Para além de se cometer este erro monumental que foi passar para a escola muito do trabalho que não é seu (mas em primeiro lugar dos pais) criou-se a falsa ideia que a escola é capaz (por exemplo em bairros problemáticos) de trabalhar sozinha sem qualquer rede de apoio à sua volta, resolvendo todos os problemas que gravitam em seu torno e que os alunos acabam por trazer.
O resultado de tão lunática ilusão está à vista, a escola não tem capacidade de por si só resolver tudo o que nela vem desaguar, a escola pode ajudar nesta tarefa, mas sem estrutura de suporte tal não é possível. Ao mesmo tempo foi-se criando na mente de alguns pais a noção que o professor é que é o mau, o chato, gerando uma antipatia transmitida aos filhos que depois chegam à escola e sentem-se legitimados para ter atitudes como esta para com os professores. Muitos pais continuam divorciados da vida escolar, não encarando como um problema o insucesso escolar dos seus filhos. E esta é também uma das causas culturais base para o crónico insucesso escolar português.

Sem comentários: