terça-feira, 4 de março de 2008

O eterno conflito

"Muro da da vergonha" entre Israel e a Faixa de Gaza

O fim de semana foi de guerra entre Israel e a Palestina, do lado palestino voltaram a chover uns quantos rockets para o lado Israelita e a ofensiva do exército judaico provocou mais de uma centena de mortos, muitos deles civis e crianças, na faixa de Gaza. A isto junta-se a notícia que acabei de ler revelada pela Vanity Fair sobre o plano de Bush em derrubar o Hamas em 2006, em mais uma tentativa de Bush limpar a sua imagem tentando intervir num acordo de paz entre israelitas e palestinianos.
Enquanto tudo isto acontecia no fim-de-semana voltei a abrir no livro Onze Noites em Jerusalém do Pedro Paixão e encontrei este texto do poeta Moshe Benarroch que vive desde 1972 em Jerusalém. Não o coloco aqui pondo-me ao lado de uns ou de outros, é tudo demasiado complexo e chocante para ter posições extremadas dessas, é apenas mais um olhar sobre o eterno conflito do Médio Oriente.



O terrorista do Hamas

Dentro de alguns momentos ele far-se-á explodir
é novo, não tem filhos
não tem mulher, dentro de um momento
nada restará de si.
Ninguém saberá quem ele foi
deixou há anos a sua casa
e desapareceu
para sempre.
Estou sentado muito perto
bebendo um expresso
e fumando uma cigarrilha
e o meu amigo pede-me que o acompanhe
ao lugar da bomba
digo-lhe que estou cansado
o que não é verdade
e que esperarei por ele.
Ele não sabe e eu não sei
que dentro de minutos
a esperança de paz explodirá
e o terrorista explodirá
e que a perna de Meitel explodirá
e que o seu irmão Asaf irá para o céu.
O marido de Meitel, um médico
ouvirá a bomba e virá a correr ajudar os feridos
sem saber que estão lá a mulher dele e o irmão dele.
Saboreio o expresso
faz sol em Tel Aviv
e depois desta bomba
nada será o mesmo durante meses
as pessoas terão medo de voltar aqui
a rua Dizengof estará deserta.
Ninguém o poderá deter agora
é demasiadamente tarde
morrerá por Allah
e por ser jovem, virgem
e indoutrinado.
Mesmo que eu lá vá não poderei impedi-lo
O meu amigo desaparece

Sem comentários: