quarta-feira, 26 de março de 2008

Quando emergem novas economias

Nova Deli, 26 Mar (Lusa) - A empresa indiana Tata Motors anunciou hoje a compra das marcas britânicas Jaguar e Land Rover por um valor de 2.300 milhões de dólares, uma aquisição que lhe permite entrar no sector dos automóveis de luxo.

A TATA já se tinha mostrado quando lançou o carro mais pequeno do mundo, compradores certamente não faltarão num enorme mercado indiano que floresce à sua volta. Agora a empresa da ex-colónia inglesa olhou para o mercado do ex-colonizador e levou de uma só vez duas das marcas de luxo do Reino Unido. Definitivamente o mundo já não é só a velha Europa e os Estados Unidos, a própria crise financeira americana é um exemplo disso, no passado ainda bem recente uma crise nos Estados Unidos seria o motor de uma crise pelas economias mundiais, contudo se a crise financeira nos Estados Unidos vier a ter impactos mais reduzidos do que o esperado nas economias europeias e mundiais, tal muito poderá dever-se a estes novos mercados, a este novos produtores que criam novas e diferentes realidades económicas. Olhando para a China vemos sobretudo um grande produtor que vive da mão-de-obra paga miseravelmente, no entanto a Índia é hoje um país de grandes universidades, com um ensino que espalha estudantes por todo o mundo, e é precisamente aqui que estará uma grande parte do futuro económico indiana.

Sem comentários: